Na presença das principais lideranças do Território Indígena de Comboios, a Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) e a Prefeitura Municipal de Aracruz firmaram, em cerimônia realizada no sábado (06), um convênio que garante o repasse de recursos para a aquisição de um novo veículo para o transporte escolar na região. O investimento atende aos requisitos do Novo Acordo do Rio Doce, homologado pelo STF em 2024, e que prevê a reparação social, econômica e ambiental das cidades capixabas impactadas pelo desastre de Mariana.
O ônibus ‘Marruá’ é conhecido por sua capacidade de enfrentar terrenos difíceis, sendo muito utilizado no transporte escolar rural e em áreas remotas. Ele tem tração 4×4, ângulo de entrada, trem de força robusto e suspensão com amplo curso. A área do Território Indígena de Comboios está situada em um terreno arenoso, extenso e de difícil acesso.

O convênio foi assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, que irá conduzir a licitação para a aquisição do veículo ‘Marruá’
O secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, e o prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, assinaram o documento, no valor de R$ 677 mil, que possibilitará à prefeitura o início do processo de licitação para a aquisição do novo veículo. Este é o primeiro termo de convênio feito entre a Serd e um município. “A Secretaria de Recuperação do Rio Doce já vem realizando diversos termos de cooperação com as secretarias estaduais. Agora, estamos assinando o primeiro termo de convênio com uma administração municipal. São todos investimentos com foco na infraestrutura, na recuperação ambiental, no saneamento básico e no desenvolvimento social das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Samarco, ocorrido em 2015”, afirmou o secretário.
O prefeito Luiz Carlos Coutinho comemorou a iniciativa do Governo do Estado em atender esta demanda antiga da comunidade de Comboios. “Com o novo carro ‘Marruá’, vamos garantir o acesso seguro, contínuo e inclusivo à educação básica para estudantes de comunidades indígenas localizadas em áreas de difícil acesso. O antigo veículo demandava muita assistência técnica e prejudicava o transporte dos alunos”.

Além da aquisição do ônibus, o Governo do Estado, por meio da Serd, também está investindo em outros projetos na cidade de Aracruz, com base no Novo Acordo do Rio Doce. “Já oficializamos o repasse de recursos para o início das obras de pavimentação do Contorno Sul do município, da pavimentação do trecho entre Jacupemba e Rio Francês, da construção da barragem para conservação de água no Rio Piraquê-Açu e da construção do Centro de Referência de Assistência Social Indígena. São recursos da ordem de R$ 68 milhões para obras importantes e que irão trazer mais desenvolvimento econômico, ambiental e social para toda a região”, pontuou Guerino Balestrassi.
fonte e foto Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares