Sementes abre edital para parceiros, apoiadores e investidores

Programa irá acelerar 50 startups em municípios da Região do Rio Doce. Foto Bernardo Barbosa (Secti).

 Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), está com edital aberto de chamamento público para o credenciamento de parceiros para o Programa Sementes.

Com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação e no desenvolvimento socioeconômico da Bacia do Rio Doce, o programa irá acelerar 50 startups em municípios estratégicos como Colatina, Linhares, Aracruz, Serra, Fundão, São Mateus, Conceição da Barra, Baixo Guandu e Marilândia. A iniciativa convida instituições, empresas e investidores a se unirem a essa jornada transformadora.

Como funciona a parceria

O edital está aberto para três tipos de parceiros:

– Parceiros Investidores: como fundos, empresas de capital de risco e investidores-anjo interessados em oportunidades de crescimento e participação ativa em rodadas de investimento com as startups aceleradas.

– Parceiros Fornecedores e Estratégicos: instituições que podem ofertar mentorias, consultorias, capacitações e infraestrutura — gratuitamente ou com condições especiais — contribuindo diretamente com o desenvolvimento dos empreendimentos.

– Parceiros de Divulgação: organizações que desejam ampliar a visibilidade do programa e promover suas ações em redes sociais, eventos e canais de mídia.

O credenciamento é gratuito, voluntário e poderá ser feito ao longo da vigência do programa, com duração estimada de 12 meses. Basta enviar um e-mail para sementesdoriodoce@secti.es.gov.br com o assunto “Parceria Investidor”, Parceria Fornecedor e Estratégico” e/ou “Parceria Divulgação”.

Vantagens em apoiar o programa

– Além de contribuir para o fortalecimento de negócios inovadores em territórios impactados, os parceiros terão:

– Visibilidade destacada nos materiais de comunicação;

– Acesso direto a tecnologias emergentes e talentos inovadores;

– Participação em eventos exclusivos de networking;

– Oportunidade de criacão de workshops e ações do programa;

– Certificação oficial de participação e reconhecimento institucional.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), Bruno Lamas, destaca o impacto positivo dessa articulação. “O Sementes é mais do que uma política pública de fomento à inovação, ele é um convite à transformação coletiva. Ao credenciar parceiros, queremos formar uma rede forte e comprometida com o desenvolvimento sustentável da região. Quem apoia o Sementes, planta o futuro da inovação no Espírito Santo.”

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 99695-8959 ou no site https://secti.es.gov.br/Media/Secti/2025/SEMENTES/Edital_de_Parceiros_Programa_Sementes_do_Rio_Doce.pdf

fonte Secti e foto Foto Bernardo Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *