
Curso contou com grande participação e foi dividido em duas turmas / Foto: Lucas S. Costa
Participantes do Seminário de Comunicação Legislativa, promovido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deixarão o evento cheios de ideias para levarem para as câmaras municipais. O seminário foi realizado na quinta (28) e sexta-feira (29) e direcionado para vereadores e servidores da área nas casas legislativas dos municípios capixabas com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação com os cidadãos.
“Espero, sinceramente, que os participantes retornem aos seus municípios e implementem as ideias para que o cidadão de cada uma dessas cidades possa ser melhor informado sobre o importante trabalho feito pelas casas legislativas. Essa é a nossa proposta”, disse o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (União).
O presidente também falou aos participantes de 15 municípios presentes no segundo dia do evento. O seminário foi dividido em duas turmas – uma na quinta e outra na sexta – em função do grande número de interessados. O evento recebeu representantes de municípios distribuídos do Sul ao Norte do estado, incluindo cinco da Grande Vitória: Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana. Compareceram, ainda, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Linhares, Pedro Canário, Píuma, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.
“A sociedade, se não sabe o que nós fazemos no Legislativo, é porque não comunicamos de forma eficaz. Estamos fazendo esse convênio com as câmaras não apenas na Comunicação, mas também na área do Direito, para permitir a todos os municípios acesso a material atualizado para subsidiar e qualificar pareceres e iniciativas”, disse Marcelo Santos.
Vereadores
A vereadora Angela Camporez, que é vice-presidente da Câmara de Vila Valério, disse que sai convencida de que, independente do tamanho do município, a comunicação social é muito importante. “Estou levando para nosso presidente, Adilson Rodrigues, a proposta de termos um assessor para cuidar dessa comunicação, até mesmo para que a mídia regional possa acompanhar melhor os nossos trabalhos e a população possa ficar mais bem informada”, disse Angela.
Vereadores de Piúma, Ruan Miranda e Fabrício Taylor, tiveram percepções diferentes, porém, complementares sobre o tema, ao ouvir os palestrantes, profissionais da equipe da Secretaria de Comunicação da Assembleia. “Estou no primeiro mandato e a participação no seminário é importante porque uma boa comunicação permite entrar na casa das pessoas para mostrar o que fazemos e melhorar a imagem da Câmara”, disse Ruan.
Já Fabrício foi além: “Peguei outra ideia, de que a comunicação institucional faz a pessoa ouvir o que ela precisa ouvir. Não adianta querer vender geladeira para esquimó”. Ele informou que vai levar ao presidente da Câmara de Piúma, no litoral Sul, a importância de contratar uma agência para fazer a comunicação institucional da Casa.
De Linhares, a assessora de comunicação da Câmara, Astrid Malacarne, também disse ter valido a pena participar do seminário. “Pudemos conhecer melhor como funciona a comunicação institucional legislativa, aprendendo com a experiência dos colegas da Assembleia e atualizando-nos. Vamos levar ao presidente da Câmara várias ideias para melhorar não apenas a comunicação com a sociedade, mas a própria comunicação interna, da equipe”.
O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, Leonardo Nunes, enfatizou a importância de dar visibilidade aos trabalhos do Poder Legislativo para contribuir no combate a notícias falsas que circulam livremente pelas redes sociais, mas também de assumir a narrativa. “É preciso comunicar adequadamente sobre todos os temas, sejam aquelas iniciativas cotidianas, sejam os temas áridos que surgem. Se a comunicação institucional não assume a narrativa, de forma adequada, alguém vai falar de forma inadequada e desgastar o poder”, disse Nunes.
Oficinas
Nesta sexta-feira (29), durante o turno da tarde, os alunos participam de quatro oficinas:Produção de Conteúdo e Linguagem Cidadã; Redes Sociais e Imagem Pública do Legislativo; Assessoria de Imprensa e Agência de Notícia Legislativa; e Implantação de TV Legislativa e WebTV.