
Movimentação tem aumentado no Espírito Santo devido à demanda por atividades voltadas às famílias, o turismo em alta e a realização de eventos. Segmento teve o melhor resultado em julho da série histórica, desde 2011, foto Freepik.
O setor de serviços segue mostrando sua força no Espírito Santo. Em julho, o volume de serviços registrou crescimento pelo quinto mês consecutivo, atingindo o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2011. A expansão foi puxada, principalmente, pelo aumento da demanda em áreas voltadas às famílias, pelo turismo em alta e pela realização de grandes eventos culturais, religiosos e corporativos no estado, que movimentaram bares, restaurantes, hotéis e o comércio.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação a julho de 2024, o Espírito Santo registrou avanço expressivo nos serviços prestados às famílias (8,6%), nos serviços de informação e comunicação (2,4%) e nos de transportes, auxiliares aos transportes e correio (0,7%). O resultado garantiu ao estado o primeiro lugar no ranking brasileiro da variação interanual do volume de serviços prestados às famílias, consolidando o Espírito Santo como protagonista nacional no segmento.
Para André Spalenza, coordenador do eixo Observa do Connect Fecomércio-ES, os números confirmam um movimento positivo de consolidação do setor. “A retomada da confiança dos consumidores, somada à diversificação da oferta turística e ao calendário de eventos, tem favorecido os serviços capixabas. O desempenho acima da média nacional mostra que o estado está conseguindo aproveitar oportunidades e se destacar no cenário brasileiro”, avaliou.
O bom desempenho também reflete o impacto direto do turismo em alta no estado. “O crescimento observado está ligado ao aquecimento do turismo e ao dinamismo de atividades que geram consumo imediato, como alimentação, lazer e transportes. Isso cria um ciclo virtuoso, pois fortalece a economia local, gera empregos e amplia a renda disponível para as famílias”, destacou Spalenza.
Com esse resultado, o Espírito Santo mantém uma trajetória sólida de expansão no setor de serviços em 2025. O cenário é de otimismo, já que a continuidade do crescimento reforça a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social do estado, tendo boas expectativas para o restante do segundo semestre.
“O Espírito Santo se mantém competitivo e resiliente, com forte presença nos serviços voltados às famílias e no turismo, criando oportunidades de expansão em atividades de maior valor agregado e experiências qualificadas para a população”, complementou o coordenador.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixaba- seja de forma física ou on-line-, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).