
No dia 22/08, aniversário de Colatina acontece o tradicional Desfile Cívico. foto PMC
Vem aí uma Colatina nova: alegre, colorida, divertida e feita para todos. E essa nova fase tem um novo nome: Viva Colatina! A nova marca Viva Colatina traz o nosso Cristo, o nosso pôr do sol, a nossa ponte. É o jeito colatinense de dizer: “essa cidade é minha, é nossa, é viva!”.
O Viva Colatina é mais do que uma festa. É um convite para olhar pra nossa cidade com carinho, com esperança, com orgulho. É tempo de viver Colatina, de celebrar juntos, de fazer história.
Neste ano, em que Colatina completa 104 anos, a Prefeitura preparou uma programação especial. A comemoração acontece a partir do dia 21/08 com grandes show musicais e muita alegria. Tudo para que o povo colatinense possa se reunir, sorrir, se emocionar e se divertir como merece.
Colatina celebra 104 anos com desfile cívico voltado ao meio ambiente e cidadania
No dia 22 de agosto, Colatina comemora 104 anos de emancipação política com o tradicional Desfile Cívico, a partir das 8h30, na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. O evento, reunirá escolas, instituições civis e militares, em homenagem à história colatinense, com foco em ideais sustentáveis e preservação do meio ambiente.
Neste ano, o tema do desfile será “Ecologia e Sustentabilidade Ambiental – Cuidando da Casa Comum”, envolvendo as escolas da Rede Municipal, além das escolas estaduais e algumas particulares. A proposta é dar visibilidade à educação ambiental, à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas, com apresentações preparadas por equipes escolares e estudantes da Educação Infantil ao Ensino Superior.
A expectativa é grande entre estudantes, professores, gestores e famílias, que veem no desfile uma oportunidade de compartilhar com a cidade os conhecimentos e reflexões construídos em sala de aula.
Para a secretária municipal de Educação, Maricélis Caetano Engelhardt, o desfile cívico representa mais do que uma comemoração, é uma vitrine do compromisso das escolas com a formação cidadã.
“As escolas estão se preparando com muito carinho. Este ano o foco é despertar nos alunos a consciência ambiental desde a infância. É um orgulho ver a mobilização dos estudantes, professores e famílias em torno desse propósito”, destacou a secretária.
Os CEIMs Nossa Senhora Aparecida e Vila Treviso abrirão a ala da Educação Infantil, com a participação de cerca de 80 crianças. Segundo a diretora Daniele Bragunci, os professores estão empenhados na confecção dos figurinos, acessórios e placas que serão utilizados no desfile.
“Acreditamos que a participação no desfile fortalece o sentimento de pertencimento e amor pela nossa cidade”, afirmou.
A EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta também marcará presença na celebração. De acordo com a diretora Fabiana Machado, cerca de 70 alunos estão ensaiando com entusiasmo para o grande dia.
“É um momento de grande significado para nós. Trabalhar o tema da sustentabilidade com nossos alunos é uma forma de prepará-los para serem cidadãos mais conscientes e responsáveis”, afirmou Fabiana.
Além das escolas, o desfile contará com a presença de Empresas, Organizações Artísticas, Culturais, Sociais, Esportivas, Grupos Organizados de Desbravadores, Aventureiros, Escoteiros, Ciclistas, Carros Antigos, Clube do Fusca, Rolimãs, Motociclistas, Fanfarras Estudantis e Bandas Marciais de Colatina e convidadas de outros municípios.
Agenda:
🗓 De 21 a 24 de agosto
🎉 Shows, atrações culturais, diversão para toda a família
🎺 Dia 22 – Desfile Cívico no centro
FONTE E FOTO Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social