
A secretária municipal de Educação, Maricelis Caetano, ressaltou a importância de inserir o tema no cotidiano escolar, foto secom PMC
Nesta quarta-feira, dia 28 de maio, a Prefeitura de Colatina lançou oficialmente o Projeto Fiscaliza e Constrói na EMEFTI Cleres Martins Moreira, levando às salas de aula um tema fundamental para o desenvolvimento social: a educação fiscal.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal da Fazenda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, busca ensinar de forma simples e prática o que são impostos, taxas, arrecadação e a importância da nota fiscal. Mais do que isso, o projeto mostra também como esses tributos retornam à população em forma de obras, educação, saúde, serviços públicos e melhorias para toda a cidade.
Durante a ação, os alunos participaram com entusiasmo de atividades dinâmicas, fizeram perguntas e demonstraram grande interesse pelo tema. Cartilhas educativas também foram entregues para levar o conteúdo às famílias, reforçando o papel da escola como multiplicadora de cidadania.
O secretário municipal da Fazenda, Márcio Guedes, destacou que a proposta vai além da sala de aula:
“Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes. Quando uma criança entende para onde vai o dinheiro dos impostos e como ele retorna em serviços públicos, ela passa a valorizar mais a cidade e se torna agente de transformação”, afirmou.

Mais do que isso, o projeto mostra também como esses tributos retornam à população em forma de obras, educação, saúde, serviços públicos e melhorias para toda a cidade.
secretária municipal de Educação, Maricelis Caetano, ressaltou a importância de inserir o tema no cotidiano escolar:
“Educação fiscal também é educação para a vida. Ao trazer esse debate para dentro da escola, estamos preparando nossos alunos para exercerem a cidadania de forma plena, crítica e responsável”, completou.
O Fiscaliza e Constrói vai percorrer até o mês de julho todas as escolas de tempo integral da rede municipal. A ação também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria da Fazenda Estadual. Fonte e Fotos: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de Colatina