O concurso é realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
Mais uma vez Colatina volta a ocupar posição de destaque no Estado no concurso sobre “Boas Práticas pela Primeira Infância Capixaba (BPIC)”, do Programa Criança Feliz. Desta vez, na quarta edição do concurso, por meio de dois projetos inovadores: o Plano Municipal de Primeira Infância e o Comitê da Primeira Infância, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foram reconhecidos pela relevância e impacto nas comunidades nas quais atuam.
O concurso é realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), é voltado para identificar e dar visibilidade às boas práticas voltadas para a primeira infância, e também para reconhecer a atuação diária dos profissionais, fortalecendo as iniciativas de impacto positivo no desenvolvimento infantil e na disseminação das boas práticas e estímulos para as crianças capixabas.
Em 2023, Colatina também foi premiada, concorrendo no eixo sobre as ações municipais, trabalhando a intersetorialidade e a integração com as Secretarias de Educação, Saúde, Cultura, entre outras, com contação de histórias, apresentações culturais, e brincadeiras que estimulam e trabalham o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, afetivas e emocionais. Nesse ano, foram atendidas 192 pessoas, 159 famílias, em 19 bairros.
Em 2022, Colatina foi premiada no concurso com ações desenvolvidas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com ênfase no planejamento local e os princípios do desenvolvimento infantil e fortalecimento de vínculos familiares aplicados no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Neste ano, foram atendidas 69 pessoas, 63 famílias, em 11 bairros.
PROGRAMA CRIANÇA FELIZ
O Programa Criança Feliz atende a população de vulnerabilidade social como gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família (BPF) e crianças de até três (03) anos de idade, cujas famílias são inscritas no Cadastro Único e crianças de até seis (06) anos de idade, cujas famílias são beneficiárias do BPC (Benefício de Proteção Continuada).
Tem como objetivo principal o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, por meio de orientação e apoio à gestantes e famílias desde a preparação para o nascimento da criança, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo o papel das famílias em relação ao cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade, favorecendo o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários.
O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional capacitada nas áreas saúde, educação, serviço social, cultura e direitos humanos, em visitas domiciliares, com ações, orientação e acompanhamento, inclusive com a mediação para o acesso das famílias a outros serviços públicos. Neste ano de 2024, já são mais de 180 pessoas atendidas e 162 famílias, em 27 bairros. Fonte e foto pmc