Procon de Colatina lança Projetos de Educação Financeira para combater Superendividamento e golpes de Internet

Conheça cada projeto desenvolvido pelo Procon:.

De olho na educação financeira da população, o Procon Municipal de Colatina está desenvolvendo ações, junto a grupos de estudantes nas escolas e a grupos de idosos atendidos pelos CRAS, para promover o consumo consciente e combater o superendividamento. Essas iniciativas estão alinhadas com a Lei do Superendividamento (Lei 14.181/21), que modificou o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso, e visam evitar a exclusão social dos consumidores superendividados.

Conheça cada projeto desenvolvido pelo Procon:

Projeto Ensinar Valor: Destinado a alunos matriculados na rede municipal de ensino, este projeto enfatiza a importância do consumo consciente e as consequências do consumo descontrolado. A primeira edição da campanha está sendo realizada nas escolas de tempo integral e já beneficiou cerca de 322 alunos, com a meta de alcançar um total de 460 alunos ainda no primeiro semestre de 2024. Já foram contempladas a EMEF Bairro Columbia, EMEF Adwalter Ribeiro Soares, EMEIEF Cleres Martins Moreira, EMEIEF Oséas Rangel de Amorim e a EMEFTI Lions Club.

Educação Financeira em Prol do Enfrentamento ao Superendividamento e Alerta de Golpes: Visa esclarecer e alertar os cidadãos sobre a grande onda de golpes cibernéticos e a importância do controle financeiro para evitar o superendividamento, com foco especial nos idosos. Realizado em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, o projeto já contemplou cerca de 143 pessoas, com a meta de atingir 300 pessoas na primeira edição.

A coordenadora do Procon, Viviane Lopes Pereira, comemora os resultados iniciais dos projetos: “Notamos uma ótima aceitação dos grupos contemplados e reiteramos o nosso compromisso de promover, de forma contínua, ações que contribuam para a formação de uma nova mentalidade nas relações de consumo, ajudando a prevenir o superendividamento e protegendo os consumidores contra fraudes e golpes”, afirma.

Ambos os projetos são realizados através de palestras dinâmicas, apresentadas pelos servidores Mauro Sérgio Souza Silva, Pietra Guimarães Lima e pela coordenadora Viviane Lopes Pereira. Fonte e foto pmc