Sessão reconhece trabalho na área do comércio exterior

O  presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar de Lima Acosta, que agradeceu ao presidente Marcelo pelo apoio ao desenvolvimento do Espírito Santo e ao governador Renato Casagrande pela parceria com o setor. Foto: Kamyla Passos

Quatorze pessoas foram homenageadas em sessão solene realizada nesta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa (Ales). Elas receberam a Comenda do Mérito do Comércio Exterior, honraria que é concedida às pessoas físicas e jurídicas que prestam relevantes serviços na área.

Na abertura da solenidade, o presidente da Casa, Marcelo Santos (União), falou que a ideia era reconhecer as figuras que têm colaborado para o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado, contribuindo para a pujança do Espírito Santo. “Temos um compromisso de o Estado ter estabilidade política e administrativa para o governador imprimir as ações realizadas nas 78 cidades capixabas e em todos os setores econômicos”, disse.

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), destacou que o comércio internacional é uma atividade pilar da economia capixaba nas últimas décadas. “Passamos por desafios enormes, com a diminuição da potência do Fundap, mas inventamos outros caminhos, como o Invest Importação, fizemos alternativas ao Fundap. Cabe a nós fazer investimentos fortes em infraestrutura e nas relações internacionais”, afirmou.

Ele ainda ressaltou que a concessão do Porto de Vitória está desenvolvendo a área e citou os investimentos privados em portos de Aracruz e Presidente Kennedy. Além disso, citou que obras importantes estão sendo destravadas, como a ligação ferroviária com o Rio de Janeiro, a duplicação da BR-262 e a nova licitação da BR-101. “Fortalece a logística e, assim, o comércio internacional”, pontuou.

Quem também participou do evento foi o presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar de Lima Acosta, que agradeceu ao presidente Marcelo pelo apoio ao desenvolvimento do Espírito Santo e ao governador Renato Casagrande pela parceria com o setor. Também frisou a alegria de participar da solenidade com os colegas do comércio exterior.

“Vivemos um momento de destaque em nosso Estado. Conseguimos pautar com otimismo que o Espírito Santo vai escrever uma nova história após 2032, com esse conselho criado no Sindiex e reconhecido pela Assembleia. (…) Estamos preparados para enfrentar o futuro com planejamento e visão estratégica. Essa comenda é um reconhecimento institucional àqueles que, com sua atuação, impulsionaram o crescimento do setor”, salientou.

De acordo com o superintendente Regional da 7ª Região Fiscal da Receita Federal (ES e RJ), Claudiney Cubeiro dos Santos, o objetivo estratégico da Receita Federal é a facilitação do comércio. “Esse é o nosso dever. A Receita não será entrave para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo em parceria com vocês. (…) Podem contar com a receita”, garantiu.

Ao final da sessão, Marcelo Santos lembrou que no passado o Estado tinha outro cenário econômico e político, mas que conseguiu escrever uma nova história com o trabalho de várias mãos. Para ele, a maior contribuição que o Espírito Santo dá para o estado brasileiro é a gestão moderna e a harmonia entre os Poderes. “Quando a gente tem divergência a gente senta na mesa para discutir temas sensíveis e, de mãos dadas, encontramos uma solução”, concluiu.

Além dos citados, fizeram parte da mesa de honra o vice-presidente do Tribunal Marítimo, desembargador Marcelo David Gonçalves; o defensor público-geral do Estado, Vinicius Chaves de Araújo; e a delegada da Alfândega do Porto de Vitória, Adriana Junger Lacerda.

Comenda

Criada pela Resolução 9.220/2023, a Comenda do Mérito do Comércio Exterior é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que se destacarem na prestação de relevantes serviços, fomentando a economia estadual ou nacional, nas áreas de comércio exterior, exportação e importação e relações comerciais entre nações.

Lista dos homenageados

  1. José Renato Casagrande
  2. Marcelo David Gonçalves
  3. Claudiney Cubeiro dos Santos
  4.  Bruno Barcellos Pereira 
  5.  Bruno Pessanha Negris
  6. Erimar Trindade Ambrosio
  7. Everton Rossmam Wutke
  8. Lucas Cunha Mendonça
  9. Luciana Mattar Vilela Nemer
  10. Rodrigo Francisco de Paula
  11. Rodrigo Marques de Abreu Júdice
  12. Ronaldo Salles Feltrin Correa
  13. Samir Furtado Nemer
  14. Welington de Jesus Victoriano. Por Gleyson Tete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *