
O evento reuniu especialistas, gestores públicos, representantes do setor e sociedade civil, com o tema central “Turismo religioso como potencial de desenvolvimento sustentável”. foto Secom PMC
Os caminhos e estratégias para fortalecer o turismo religioso em Colatina foram pauta do 1º Seminário de Turismo Religioso, realizado nesta quarta-feira (24), no Centro de Ciência, pela Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento reuniu especialistas, gestores públicos, representantes do setor e sociedade civil, com o tema central “Turismo religioso como potencial de desenvolvimento sustentável”.
Entre os destaques da programação, a coordenadora de Turismo Religioso e Fomento Econômico de Cachoeiro de Itapemirim, Adriana Pinheiro, apresentou, junto com a subsecretária de Turismo do município, experiências e ações desenvolvidas no município. Elas ressaltaram a importância da fé como origem desse turismo, associado ao rural, às festas de padroeiros, à Folia de Reis e à integração com outros tipos de turismo, como cultural e de negócios.
O assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado, José Fernando Martins, destacou que metade do turismo mundial está ligado a motivações religiosas e que o segmento é também um importante vetor social e econômico. Ele lembrou que o Cristo Redentor de Colatina já é referência no Estado, atraindo mais de 3.036 visitantes entre fevereiro e agosto, incluindo turistas estrangeiros.
A especialista em políticas públicas da Secretaria de Estado do Turismo e coordenadora do Projeto Conecta Turismo, Letícia Tabachi Silva, abordou o papel do turismo como vetor de desenvolvimento regional sustentável. Ela destacou a importância de valorizar territórios, patrimônios históricos e naturais, além de envolver a comunidade local em projetos de base comunitária. Também apresentou os eixos de atuação do Conecta Turismo, que incluem inteligência de dados, monitoramento e inventariação.
No encerramento, os participantes foram divididos em grupos para elaboração de propostas coletivas voltadas ao fortalecimento do turismo religioso em Colatina. Entre as sugestões apresentadas estão a criação de um calendário anual de celebrações religiosas e culturais, a valorização de diferentes crenças e tradições, e a formatação de roteiros turísticos integrando experiências religiosas, gastronômicas e culturais.
A secretária municipal de Cultura e Turismo de Colatina, Loressa Campostrini, avaliou o seminário como um marco para o município.
“As ideias que surgiram aqui serão fundamentais para orientar nossas ações no turismo religioso, que é ao mesmo tempo instrumento de fé, cultura e desenvolvimento. Queremos criar um espaço de união e respeito entre as religiões, em que a comunidade também tenha voz. Colatina tem potencial para entrar no mapa do turismo religioso como parte da identidade cultural, transformando esse segmento em um motor de desenvolvimento turístico para a cidade”, destacou.


FONTE E FOTO Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social