Secretaria de Recuperação Rio Doce anuncia investimento de R$ 35 milhões para a Segurança Pública de Colatina e região

O evento contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, das equipes do Governo do Estado, prefeitos da região e demais autoridades.

Além do saneamento, da recuperação ambiental e da infraestrutura das cidades da Bacia Hidrográfica capixaba, a Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd) também irá investir na Segurança Pública, na Defesa Social e na Fiscalização Ambiental da região impactada pelo desastre de Mariana.

Os primeiros recursos que a Serd irá repassar para a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) somam R$ 35 milhões e serão usados para a aquisição de novos veículos por parte do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.

O anuncio oficial dos investimentos foi feito nesta sexta-feira (26) pelo governador Renato Casagrande, durante solenidade em Colatina. O evento contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, das equipes do Governo do Estado, prefeitos da região e demais autoridades.

De acordo com o secretário estadual de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, o Novo Acordo de Repactuação, homologado em novembro de 2024, prevê investimentos na segurança das comunidades atingidas e apoio à fiscalização ambiental.

“Neste primeiro pacote de recursos que estamos repassando para a Sesp, serão adquiridos 102 veículos para atuação na Bacia do Rio Doce. Deste total, o Corpo de Bombeiros receberá 25 novas viaturas, entre caminhões, veículos de resgate e caminhonetes. A Polícia Militar vai adquirir 72 novas viaturas. E a Polícia Civil receberá quatro novos veículos”, afirmou o secretário de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi.

Os novos veículos do Corpo de Bombeiros atenderão a cinco municípios da Bacia do Rio Doce: Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Linhares e Aracruz. Já as novas viaturas da Polícia Militar auxiliarão os trabalhos de segurança nas 11 cidades diretamente atingidas pelo desastre ambiental: Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Serra e Sooretama.

Confira a relação dos veículos do termo de cooperação entre a Serd e a Sesp:

4 Caminhões Auto Bomba (Corpo de Bombeiros)
4 Caminhões Tanque (Corpo de Bombeiros)
8 Viaturas Auto Resgate (Corpo de Bombeiros)
9 veículos L200 4×4 (Corpo de Bombeiros)
40 veículos Duster semiblindados (PMES)
5 veículos Ranger 4 x 4 (PCES)
16 viaturas semiblindadas para 2025 (PMES)
16 viaturas semiblindadas para 2026 (PMES)

Na mesma cerimônia, o governador Renato Casagrande anunciou outros investimentos para Colatina, como a entrega das obras de asfalto e infraestrutura do Polo Industrial de Maria Ortiz, a assinatura do repasse de recursos para a construção do Novo Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Penha e a aquisição de computadores para as escolas do município.

Após as assinaturas, o governador e a comitiva visitaram o Serviço Especializado em Atendimento Vascular, em Maria das Graças, e a nova sede da Farmácia Cidadã Estadual, em Vila Nova.

“É desta forma que o governador Renato Casagrande nos orienta: investimento em todas as áreas de abrangência do Novo Acordo do Rio Doce, e sempre olhando por todas as cidades da Bacia Hidrográfica. Em apenas nove meses de atuação, as ações, obras e projetos estão saindo do papel e se transformando em realidade”, afirmou Guerino Balestrassi. fonte e foto Renato Costa – Serd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *