Guarda Civil Municipal formou novos agentes e passou por reestruturação em 2025

Em 2025, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Colatina passou por um processo de capacitação e reestruturação, com investimentos voltados ao fortalecimento da corporação e à ampliação da atuação na segurança pública e no trânsito. As ações foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública e incluíram formação profissional, modernização de equipamentos e planejamento operacional.

Entre as iniciativas, destaca-se o segundo Curso de Formação da GCM, realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica com a Guarda Civil Municipal de Vila Velha. A capacitação teve carga horária de 732 horas-aula, distribuídas ao longo de quatro meses, e resultou na formação de 26 novos agentes.

Ao longo do ano, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança Pública investiu na formação da corporação e em ações para melhorar a fluidez do trânsito;

Durante o curso, os guardas receberam treinamento em disciplinas jurídicas, operacionais e de segurança pública. O curso abordou políticas públicas de segurança, sociologia da violência e ética profissional, além de práticas essenciais como prevenção e combate a incêndios, defesa pessoal e condução de veículos de emergência.

Ainda em 2025, a GCM de Colatina passou a integrar o Sistema Estadual de Segurança, permitindo que a Guarda começasse a gerar e encerrar ocorrências com mais autonomia, sem o apoio da Polícia Militar.

A Seção de Armamento da corporação colatinense também recebeu investimentos. Em 2025, o arsenal da Guarda foi reformado e reestruturado, com a aquisição de 50 pistolas, das quais 40 foram obtidas via doação da Prefeitura de Vila Velha.

Para o secretário de Transporte, Trânsito e Segurança Pública, Major Carlos Balbino, os investimentos na GCM são essenciais para garantir segurança e mobilidade ao cidadão colatinense.

“Quando investimos na Guarda Civil Municipal, o resultado aparece no dia a dia. O atendimento fica mais ágil, o trânsito flui e quem circula pela cidade tem mais segurança”, destaca o Major.

Trânsito mais seguro e fluido

No trânsito, a Guarda teve atuação estratégica em 2025. A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública elaborou um Plano de Atuação da Guarda para ações de fluidez na Ponte Florentino Ávidos.

Além disso, guardas da corporação passaram a atuar em pontos críticos de tráfego, reduzindo congestionamentos. Tais locais críticos também tiveram projetos de alterações para a redução de engarrafamentos. Entre os pontos contemplados estão a região da Bela Obra, a rotatória do Posto São Miguel, a Avenida Beira Rio, nas proximidades do Sesc, a área da Catedral e a subida para o bairro Moacyr Brotas.

Foto e donte Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Colatina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *