Paulo Folletto anuncia que não vai disputar a reeleição em 2026

O deputado federal Paulo Foletto (PSB/ES), em um pronunciamento ontem dia 16/01, anunciou que não irá disputar a reeleição em 2026. A decisão foi comunicada ao presidente estadual do partido Alberto Gavini, o governador Renato Casagrande e aos seus familiares.

Com 28 anos de mandatos, com 4 de federal, 2 de deputado estadual e 1 de vereador, Paulo Foletto, na vida pública fez muito para Estado e também para os municípios do Espírito Santo. Agora, o Diretório Municipal de PSB de Colatina, terá que buscar um nome para substituir Foletto nas eleições 2026.

O deputado acrescentou que mesmo fora da disputa de 2026, vai apoiar e trabalhar para eleição de Renato Casagrande ao senado e a eleição de Ricardo Ferraço, ao governo do Estado. Paulo Foletto agradeceu as manifestações positiva dos capixabas. Ele disse que não vai concorrer as eleições deste ano, mas que irá trabalhar para eleger os candidatos do PSB, a disputado estadual, federal e senador.

Deputado federal Paulo Foletto

Partido do MBL deu início as articulações no Espírito Santo

Em novembro DE 2025, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a criação do partido, a iniciativa do Movimento Brasil Livre (MBL), Missão grupo conhecido nacionalmente por defender pautas de extrema-direita. No Espírito Santo, ainda não há um diretório registrado oficialmente, mas militantes locais do MBL no Estado já fazem articulações junto à sigla de olho nas eleições 2026.

Casagrande confirma apoio a Ricardo Ferraço

O governador Renato Casagrande (PSB/ES) confirmou, nesta quinta-feira (18), que o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB/ES), é o seu candidato ao Palácio Anchieta em 2026. A confirmação aconteceu durante coletiva de imprensa no Palácio Anchieta, em Vitória.

Nesse mês de janeiro, o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, assinou na China um termo de compromisso com a Great Wall Motors (GWM) que formaliza o interesse da montadora chinesa em implantar uma indústria de produção de veículos no Estado. O anúncio foi feito por meio de uma videochamada com o governador Renato Casagrande, ao lado do fundador da empresa, Jack Wey e divulgado na manhã desta quarta-feira (14) nas redes sociais do governador e do vice-governador.

Governador Renato Casagrande e o vice-governador, Ricardo Ferraço

Duas vagas para deputado federais liberadas

O deputado federal de Colatina Paulo Folleto (PSB/ES) anunciou na sexta-feira (16/01), que não vai disputar a reeleição em 2026. Helder Salomão (PT/ES) nascido em Governador Lindemberg, na época pertencia Colatina, está articulando sua pré-candidatura a governador do Espírito Santo em 2026

O movimento de expansão ocorre após a atualização cadastral realizada no primeiro semestre de 2025

Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio O cadastro eleitoral fecha após 6 de maio e o eleitor tem menos de quatro meses para tirar o título eleitoral, transferir o domicílio, regularizar pendências ou atualizar dados cadastrais. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça: não deixe para a última hora. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para novas requisições e é importante estar em dia com a Justiça Eleitoral para participar das Eleições de 2026..

Prefeitos da Grande Vitória poderão renunciar em 2026

Em março de 2026, os três prefeitos da Grande Vitória poderão deixar os seus mandatos para se desincompatibilizarem visando às eleições de outubro deste ano, uma situação incomum no Estado. Lorenzo Pazolini (Republicanos/ES), de Vitória, e Arnaldinho Borgo (PSDB/ES), de Vila Velha, são pré-candidatos ao governo do estado do Espírito Santo (Palácio Anchieta), já o prefeito de Cariacica Euclério Sampaio (MDB), é cotado para o Senado Federal.

Sérgio Meneguelli deve trocar de partido, e se filiar ao PSD

Ainda não foi confirmado, mas tem uma movimentação política intensa para o deputado estadual Sérgio Meneguelli (Republicanos/ES), trocar de partido, e se filiar ao PSD do ex-governador Paulo Hartung e do prefeito de Colatina Renzo Vasconcelos. No cenário estadual se filiar ao PSD, com um papel de protagonismo, com possibilidade de ser o candidato cabeça de chapa na disputa pelo Palácio Anchieta. O ex-prefeito e ex-vereador de Colatina Sérgio Meneguelli obteve para deputado estadual 138.523 votos, eleito com a maior votação da história capixaba.

Deputado estadual Sérgio Meneguell

Eleitorado brasileiro cresce em mais de 1 milhão de registros

O eleitorado brasileiro cresceu ao longo de 2025. Segundo dados da página de estatísticas eleitorais, o número de eleitoras e eleitores aptos a votar passou de 154,29 milhões, em maio do ano passado, para 155,38 milhões em dezembro. Um aumento superior a 1,09 milhão de registros no período. O avanço foi impulsionado tanto por novos alistamentos quanto pela regularização de títulos eleitorais.

Vereador Claudinei Costa receberá o apoio de Foletto para estadual

O socialista deputado federal Paulo Folletto (PSB/ES) que não será candidato nas eleições 2026, e com base eleitoral Colatina, irá apoiar a pré-candidatura do vereador Colatina de Claudinei Costa, rumo à Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Nas eleições 2022, o deputado Paulo Foletto, foi reeleito para deputado federal com 48.776 votos e nas eleições 2024, o vereador Claudinei Costa, foi reeleito com 1.416 votos 2,12% do eleitorado de Colatina.

Paulo Foletto, Renato Casagrande e o vereador Claudinei Costa

Flávio Bolsonaro estará em Vitória

O pré-candidato à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) estará em Vitória no dia 22 para participar de um culto evangélico organizado pelo senador capixaba Magno Malta (PL/ES), um dos principais aliados de seu pai, o ex-presidente preso Jair Bolsonaro (P/DFL). O encontro vai acontecer na Igreja Batista Filadélfia, no bairro Consolação, às 19h30.

Pesquisa para presidente da República em 2026

O levantamento ouviu 2.004 pessoas, entrevistas presenciais, entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00835/2026. No primeiro quadro apontado pela pesquisa, Lula soma 36% das intenções de voto, seguido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com 23%.

Cenário No primeiro quadro apontado pela pesquisa, Lula soma 36% das intenções de voto, seguido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com 23%. Na sequência aparecem os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) com 9%, Ratinho Jr. (PSD-PR), com 7%, Ronaldo Caiado (União–GO), com 3%, e Romeu Zema (Novo-MG), com 2%. O coordenador do MBL, Renan Santos (Missão), e o ex-ministro Aldo Rebelo (DC) contabilizam 1%, cada. São 11% os que votariam branco, nulo ou que não votariam. Outros 7% são indecisos. Corrida eleitoral de 2026, de acordo com um levantamento da Genial/Quaest, divulgado na quarta-feira (14).

Fonte redes sociais e contato com a coluna pelo zap 027 – 99991-7934

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *