A Prefeitura de Colatina realizou, na manhã de terça-feira (17), uma reunião no gabinete do prefeito Renzo Vasconcelos (psd/es) com representantes do Ministério Público e da Secretaria de Recuperação do Rio Doce. O encontro teve como objetivo discutir as ações necessárias para a apresentação do plano de trabalho do município e o emprego dos recursos provenientes da repactuação do Rio Doce.

Encontro reuniu Prefeitura de Colatina, Ministério Público e Secretaria de Recuperação do Rio Doce
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Colatina, Capitão Scottá, a reunião marcou um momento importante de diálogo institucional para alinhar as demandas do município com as diretrizes do processo de reparação. “A partir desse encontro, a Prefeitura trabalha na elaboração e atualização do plano que orientará a aplicação dos recursos destinados às ações de recuperação”, disse.
Durante a reunião, o prefeito destacou que este foi o primeiro momento de diálogo direto entre a secretaria estadual responsável pela recuperação do Rio Doce e o município de Colatina para tratar da construção conjunta de projetos. “Foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de discutir, de forma direta, a construção de projetos junto com o Estado para que esses recursos possam chegar ao município”, afirmou.
Renzo também ressaltou que, até o momento, nenhum recurso da repactuação foi aplicado diretamente em Colatina. Segundo ele, o encontro serviu para debater a área de abrangência das intervenções e as atividades que poderão ser desenvolvidas em diálogo com a Prefeitura e com a sociedade civil organizada.
“Se a área de preservação permanente foi estipulada em 500 metros, não adianta que as obras sejam executadas apenas em 100 metros. As intervenções precisam ser suficientes para reparar os danos causados pelo crime ambiental”, destacou o prefeito.
Como encaminhamento da reunião, o município irá atualizar o plano de trabalho com as demandas locais. Uma comissão formada pela Defesa Civil e por secretarias municipais deverá apresentar, até a próxima segunda-feira (23), um documento atualizado com o mapeamento das áreas de risco e das regiões que necessitam de ações de reparação no município.
FONTE E FOTO
Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social