Ricardo de Rezende Ferraço (MDB/ES) tomou posse nesta quinta-feira, 02 de abril de 2026, no cargo de governador do Estado do Espírito Santo. A cerimônia de posse ocorreu na Assembleia Legislativa (Ales), seguida da solenidade de transmissão do cargo no Palácio Anchieta, também na Capital. Ferraço assume a chefia do Executivo Estadual com a renúncia de Renato Casagrande, que deixou o cargo para se habilitar à disputa das eleições deste ano.

Ricardo Ferraço é o novo governador do Espírito Santo. Cid Costa/Governo-ES
Na solenidade de transmissão da faixa governamental, o ex-governador Renato Casagrande (PSB/ES) destacou a importância da confiança da população para a condução do Estado. “Passamos por muitas atribulações para governar. Enfrentamos a pandemia, eventos climáticos e um ambiente político tenso. Ainda assim, chegamos a este momento sólidos, inteiros e fortes”, afirmou.
Casagrande também ressaltou a presença de lideranças políticas, como os prefeitos de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB/ES), e de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP/ES), pai do novo governador. “São duas lendas vivas. A chegada de Ricardo ao governo também é uma homenagem à sua trajetória, Ferraço. Meu respeito a você e à sua família”, disse.

Theodorico Ferraço, pai do novo governador. do ES;
ex-governador afirmou ainda que o Espírito Santo avançou nos últimos anos, conquistando reconhecimento nacional. “Fizemos o dever de casa. Saímos de um cenário de invisibilidade para sermos respeitados em todo o Brasil. Governamos com diálogo, dividindo responsabilidades para somar. Entrego o governo com as contas equilibradas e para alguém preparado, que pensa na população”, ressaltou.
Em seu discurso, Ricardo Ferraço agradeceu a confiança de Casagrande, destacou os avanços recentes do Estado e lembrou sua atuação ao lado do ex-governador. “Construímos, ao longo dessa trajetória, uma relação de lealdade, companheirismo e respeito, sempre guiados por um propósito maior: servir ao povo do Espírito Santo”, afirmou.
O novo governador também prestou homenagem aos servidores públicos estaduais, reforçando o compromisso com a valorização da categoria. “Vamos respeitar, valorizar e investir nas pessoas que fazem o Espírito Santo acontecer. Um estado forte se constrói com servidores comprometidos e com gente que acredita no que faz”, destacou.

Renato Casagrande e o novo governador do ES, Ricardo Ferraço.
Pilares
Ricardo Ferraço afirmou que sua gestão será estruturada em quatro eixos principais: segurança, saúde, educação e desenvolvimento. “Nosso compromisso é claro: combate firme ao crime, valorização das forças de segurança e presença do Estado em todos os territórios”, garantiu.
Na área da saúde, o governador ressaltou a importância de um atendimento mais humanizado e eficiente. Segundo ele, é fundamental garantir diagnóstico rápido e tratamento adequado à população.
Em educação, destacou conquistas recentes do Espírito Santo, como o primeiro lugar no Ensino Médio no país e a liderança na oferta de ensino integral na Região Sudeste. Ele afirmou que pretende ampliar os investimentos na área.
No eixo do desenvolvimento, reforçou a necessidade de crescimento com inclusão. “Defendemos um desenvolvimento inclusivo, competitivo, inovador e, acima de tudo, humano. Um Espírito Santo competitivo lá fora e justo aqui dentro”, afirmou.

Ao final, Ricardo Ferraço assegurou a continuidade das políticas implementadas na gestão anterior. “Vamos fazer o Espírito Santo cada vez mais forte, mais justo, mais seguro e repleto de oportunidades para os capixabas”, concluiu.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), e de vários outros deputados estaduais, de deputados federais, prefeitos, e representantes do Tribunal de Justiça (TJES), Ministério Público (MPES), Tribunal de Contas (TCES), Defensoria Pública (DPES), entre outras autoridades.
Perfil
Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Ferraço iniciou ainda jovem sua trajetória na vida pública, ao ser eleito vereador entre 1982 e 1988. Desde então, construiu uma carreira pautada pela responsabilidade, pela escuta e pela capacidade de transformar planejamento em entregas.
Sua atuação no Legislativo estadual se consolidou com dois mandatos como deputado estadual (1991–1999), período em que presidiu a Assembleia Legislativa (1995–1996), destacando-se pela liderança e articulação política. Em 1997, assumiu a Secretaria-Chefe da Casa Civil, ampliando sua experiência no Executivo. No ano seguinte, foi eleito deputado federal (1999–2003), sendo o mais votado do Espírito Santo.
Entre 2003 e 2006, como secretário de Estado da Agricultura, protagonizou um dos períodos mais transformadores de sua trajetória. Liderou iniciativas como o Programa Caminhos do Campo, responsável pela pavimentação de estradas rurais, melhorando o escoamento da produção e aproximando campo e cidade. Também impulsionou a expansão da infraestrutura rural, com ampliação de energia elétrica e telefonia no interior, além de estruturar o PEDEAG – Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, que segue orientando políticas públicas até hoje. Nesse período, fortaleceu a agricultura familiar e consolidou o campo como motor econômico regional.
Em 2007, assumiu como vice-governador do Espírito Santo (2007–2010), acumulando também a condução das áreas de Transportes e Obras, e coordenou o Programa Capixaba de Investimentos Públicos, com destaque para projetos de infraestrutura. Em 2010, foi eleito senador da República com mais de 1,5 milhão de votos — a maior votação da história do Estado, que perdura até hoje. No Senado Federal (2011–2019), teve atuação destacada em pautas relevantes para o País, consolidando sua presença no cenário nacional.
Após passagem pela iniciativa privada, retornou à vida pública em 2022, sendo eleito novamente vice-governador, cargo que assumiu em 2023. À frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, liderou agendas estratégicas voltadas ao crescimento do Espírito Santo, além de iniciativas para fortalecimento do ambiente de negócios, atração de investimentos e ampliação da infraestrutura.
Coordenou o programa Estado Presente, focado na segurança pública. Com índices de criminalidade em queda, o mês de março registrou o menor número de homicídios para o período dos últimos 30 anos.
Ricardo de Rezende Ferraço é casado e pai de três filhos. Nascido em 17 de agosto de 1963, é natural de Cachoeiro de Itapemirim.