Colatina atrai novo investimento industrial e projeta avanços

Colatina deu mais um passo no fortalecimento da sua economia com a chegada de um novo investimento industrial. O grupo GR Foods assumiu uma planta que estava desativada no município e já retomou as operações, com produção voltada para outros mercados e perspectivas de expansão por meio de parcerias com grupos internacionais.

Avanços logísticos prometem impulsionar economia do município, conectando a cidade aos portos do ES

A reativação da unidade representa geração de empregos e movimentação econômica, reforçando o potencial da cidade para receber novos empreendimentos. “Trabalhamos junto ao grupo a possibilidade de assumirem essa empresa e trazerem a operação industrial para Colatina. Eles fizeram isso, adquiriram a estrutura e a marca, já colocaram a empresa para operar e estão produzindo para outros mercados”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando Lorenzoni.

Paralelamente, o município aposta em projetos estruturantes para ampliar sua competitividade, especialmente na área de logística. Um dos destaques é a ES-442, rodovia que vai ligar Linhares ao Porto Seco da cidade. Com a previsão de sair do papel no segundo semestre, ela visa facilitar o escoamento da produção e a conexão com mercados nacionais e internacionais.

“É importante essa 442. Nós trabalhamos junto ao conselho do Parklog para torná-la uma obra prioritária da ligação do Noroeste com o Porto da Imetame. Isso vai facilitar o processo de desenvolvimento econômico da região como um todo”, reforçou o secretário.

Outro projeto aguardado é o contorno ferroviário de Belo Horizonte, considerado estratégico para melhorar a mobilidade de cargas e abrir novas áreas para instalação de empresas no Porto Seco. “É uma obra que a gente espera há muitos anos. Ela se concretizando, a gente vai gerar mais oportunidades de atrair investimentos no entorno da linha férrea, fortalecendo ainda mais o tão sonhado Porto Seco de Colatina”, explica Lorenzoni.

Além das obras de infraestrutura, a Prefeitura também planeja investimentos de médio e longo prazo, com foco em resultados sustentáveis. Entre as propostas em estudo está a construção de uma barragem no Rio Doce, que pode contribuir para o abastecimento, além de criar novas áreas de lazer, turismo e gastronomia, ampliando a qualidade de vida da população.

“Essa barragem poderia se localizar em qualquer local entre a Segunda Ponte e o e o Trevo de Marilândia, que vai criar um alagado até Itapina. E você transforma a região, podendo fazer pequenos aquaviários, ampliar as áreas de lazer no entorno desse alagado, melhorar a captação de água”, cita o secretário.

Com ações integradas, a meta é posicionar Colatina como um dos principais polos de desenvolvimento do Espírito Santo e da região Sudeste. “Essa gestão está comprometida com o desenvolvimento econômico. Temos liberdade para trabalhar. E a gente tem certeza que a gente vai ter bons resultados aí nos próximos anos”, concluiu Lorenzoni.

fonte
Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *