ES vai adotar metodologia própria na Educação em Tempo Integral a partir de 2022

19-08-2021 – Afolhaonline.com

O Governo do Estado anunciou a utilização de uma metodologia própria da modalidade de Educação em Tempo Integral a partir do ano de 2022, com o lançamento do livro “Educação em Tempo Integral no Espírito Santo: história, conceitos e metodologia”.  O material foi apresentado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante cerimônia de lançamento realizada na noite desta quarta-feira (18) no Palácio Anchieta, em Vitória.

Escrito por mais de 40 profissionais da Rede Estadual de Ensino, dentre eles professores, diretores, coordenadores pedagógicos, profissionais administrativos, de secretaria e financeiros, além de pedagogos e técnicos, o livro tem como finalidade conceituar a oferta desta modalidade de ensino nas Escolas Estaduais capixabas, dispondo de diversas citações e práticas exitosas das unidades de ensino.

É um material para formação da rede de profissionais que atuam no Tempo Integral ou que desejam se aprofundar nas metodologias aplicadas nas escolas, feito da Rede para a Rede. O público-alvo do livro é formado por professores e equipes das escolas de Tempo Integral do Brasil, com foco para o Espírito Santo, podendo ser ampliado para as escolas de tempo parcial também.

“Temos uma tarefa gigantesca na educação. Esse tempo de pandemia tem sido pesado e difícil para todas as áreas, mas principalmente para a educação. Quando tomamos a decisão de suspender as aulas, tivemos apoio de uma parte da população e rejeição de outra. Quando começamos a retomar as aulas, enfrentamos o mesmo debate. Estamos em uma direção correta, vamos abrir mais escolas de Tempo Integral no ano que vem e estamos avançando com essa modalidade de ensino nos municípios”, afirmou o governador.

Casagrande também fez um agradecimento aos profissionais que participaram do desenvolvimento da publicação. “Obrigado aos 47 autores desse livro que estabelece com clareza a metodologia que usamos. É uma importante publicação que pode ser utilizada por um professor que está ingressando no Tempo Integral, um município que irá introduzi-lo ou também pode ser um apoio para outros Estados que não amadureceram essa modalidade de ensino”, pontuou.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, que foi um dos organizadores do livro, falou mais sobre a publicação. “Lembro em 2019, quando assumi a Secretaria, que havia sobre a minha mesa uma caixa que constava o modelo de Tempo Integral desenvolvido no Espírito Santo. Era um conteúdo incorporado de Pernambuco. Passada essa fase de incorporação, precisamos dar a nossa cara. E foi assim que uma experiência própria foi desenvolvida aqui no Estado”, contou.

Vitor de Angelo prosseguiu: “no ano de 2020 surgiu a iniciativa de convidar pessoas que atuavam no Tempo Integral para contar as experiências vividas nos anos anteriores. O livro é a consolidação deste trabalho. A produção de um material que passa a ser a nossa referência. Com muito orgulho registro que todos os autores têm uma participação importante na construção deste novo momento.”
A cerimônia também foi transmitida ao vivo para toda a Rede de Ensino dessa modalidade no Brasil, por meio de parceria com o Instituto Sonho Grande. Durante a transmissão, foram exibidos vídeos dos autores relatando a produção do material. Houve ainda uma apresentação da secretária Executiva de Educação Integral e Profissional da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, Maria Medeiros, que falou sobre Educação Integral no Brasil e contou a sua experiência no estado pernambucano.