Palestra sobre eleições 2024 aconteceu em Colatina

Público expressivo compareceu ao auditório do Sanear de Colatina na sexta-feira (15) / Foto: Eduardo Dias

Levar informações atualizadas aos eleitores para que eles tenham o máximo de embasamento possível na hora escolher os candidatos nas eleições municipais. Segundo o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa (Ales), esse é um dos principais objetivos do ciclo de palestras sobre atualizações referentes às regras eleitorais realizado pelo Legislativo. 

Além da capacitação, as orientações são uma oportunidade de interação para a comunidade, permitindo que dúvidas sejam esclarecidas. Na manhã da sexta-feira (15) a palestra foi realizada no município de Colatina, noroeste do estado, no auditório do Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (Sanear).

“É um evento muito importante para a democracia e para a cidadania, para que o cidadão, o eleitor, que é o nosso foco principal, conheça o regramento eleitoral, para que ele possa votar mais e melhor. O cidadão pode se tornar um grande fiscal da Justiça Eleitoral, para que nós possamos ter uma eleição mais limpa. Para que serve um vereador? Qual o papel do prefeito de uma cidade? Tendo essas informações do regramento eleitoral, naturalmente nós teremos prefeitos mais qualificados e não é diferente na Câmara Municipal”, avaliou o presidente Marcelo Santos. 

O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (Podemos), também acompanhou a palestra e falou sobre a importância das orientações. “Todo período eleitoral é cercado por muitas dúvidas, então é muito importante a palestra com um especialista, trazendo informações para os candidatos e também para os eleitores”, pontuou o prefeito. 

As atividades são organizadas pelas diretorias de Relações Institucionais e da Casa dos Municípios e de Políticas e Ações Inclusivas da Ales. As palestras são ministradas pelo advogado eleitoral Marcelo Nunes. 

Durante a apresentação de aproximadamente duas horas, Nunes falou de temas como uso de redes sociais, composição de chapas, divulgação de pesquisas e mudanças nos cálculos eleitorais das sobras. 

Outro assunto abordado foi a possibilidade de doação via PIX para uma determinada candidatura. Nesse caso, o beneficiado deve utilizar como chave o próprio CPF. O especialista também abriu espaço para que os participantes fizessem perguntas sobre práticas permitidas ou não permitidas nas campanhas eleitorais.

Além de Colatina, o evento já passou por Ibatiba, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Santa Teresa, Nova Venécia, Conceição da Barra e Vitória. A próxima edição será realizada no dia 21 de março, às 8h30, na Câmara Municipal de Linhares.