Espírito Santo vai receber obras e equipamentos no Novo PAC Seleções do Governo Federal

A  solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande..

O Espírito Santo foi contemplado com 129 obras e equipamentos dentro do Novo PAC Seleções 2023, do Governo Federal, que destinará recursos para investimentos nos eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. A divulgação dos resultados da seleção de projetos aconteceu nesta quinta-feira (07), em solenidade do Palácio do Planalto, em Brasília-DF, que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.

Ao todo, os municípios e o Estado foram contemplados com 83 obras e equipamentos no eixo Educação, incluindo, duas escolas em Tempo Integral solicitadas pelo Governo do Estado nos municípios de Laranja da Terra e Vila Velha (Jabaeté); 37 no eixo Saúde e mais nove no eixo Infraestrutura Social e Inclusiva, incluindo seis CEUs da Cultura nas cidades de Cariacica (pedido pelo Governo estadual), Fundão, Linhares, Serra, Viana e Vila Velha.

“As obras do PAC vão ao encontro ao que buscamos no Governo do Estado, que é ter mais infraestrutura para avançar no desenvolvimento do Espírito Santo. Todas essas obras e equipamentos contribuem para melhorar a qualidade de vida dos capixabas, atraindo mais investimentos, gerando empregos e impulsionando o crescimento da economia local”, avaliou o governador capixaba.

Os estados e municípios tiveram participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades. No total, foram selecionadas 6.778 obras e equipamentos em todo o País, alcançando 59% dos municípios brasileiros. Somente no Espírito Santo, 62 municípios foram contemplados. As ações priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.

Na Educação, serão construídas 36 creches e escolas de Educação Infantil, 20 escolas em Tempo Integral e adquiridos 27 ônibus escolares. Na Saúde, serão 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS), seis Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOM). No eixo Infraestrutura Social Inclusiva, além dos seis CEUs da Cultura, serão construídos três Espaços Esportivos Comunitários.

O Novo PAC Seleções foi lançado no dia 27 de setembro de 2023 quando foram anunciados investimentos de R$65,2 bilhões para seleções de obras e empreendimentos com participação dos Estados e municípios. O programa compreende ao todo cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.

(Com informaçõo e foto s do Governo Federal)