Após articulação do parlamentar, Governo Federal reduz o Pis/Cofins para milho

16-09-2021 – Afolhaonline.com

O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo (PP/ES), veio à público na manhã desta quinta-feira (16) para anunciar três anúncios muito importantes para todos os brasileiros. Através do governo federal o Ministério da Economia enviou uma nota técnica ao presidente Bolsonaro com novas medidas que vão beneficiar todos os setores.

A redução a 0% da alíquota do Pis e Cofins para a importação do MILHO, esta é uma luta do deputado federal que em uma entrevista no mês de agosto explicou que pode faltar milho no Brasil, o deputado federal falou sobre a escassez do grão. 

“A queda acentuada na produção de milho, gerou altas nos preços no mercado internacional. Como foi necessário importar milho para abastecer os criatórios brasileiros. Uma alternativa é a redução de PIS e de Cofins nas compras internacionais”, declarou o parlamentar. E sua demanda foi atendida pelo Ministério da Economia. 

As vendas externas de milho foram preponderantes no setor de cereais, farinhas e preparações, atingindo US$ 499,86 milhões (+42,5%), com alta de 22,1% no volume exportado e 16,7% no preço médio de exportação do cereal. Segundo a SCRI, os embarques de milho iniciaram trajetória ascendente a partir de agosto de 2020, em função do atraso na colheita da segunda safra no ano passado, por questões climáticas.

Também está na nota técnica a instituição do Programa Auxilio Brasil que integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. Outra característica fundamental do Auxílio Brasil é promover o desenvolvimento infantil e juvenil por intermédio de apoio financeiro a gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes. Além disso, o terceiro assunto é o aumento do Valor do CNPQ, que acarreta renúncia fiscal no valor de R$236,49 milhões no ano de 2021, para que o setor de pesquisa científica brasileira seja contemplado.

“Além da redução da alíquota, a instituição do Auxilio Brasil e o aumento do CNPQ são extremamente importantes para o nosso País. São dois projetos diferentes, mas, que valorizam e fazem com que o nosso Brasil cresça cada vez mais”, relatou Evair de Melo. Todos os assuntos vão para apreciação do presidente.