Aracruz é o primeiro município capixaba a disponibilizar arrecadação via Pix no Banestes

08-09-2021 – Afolhaonline.com

Desde que entrou em operação, o Pix tem transformado a forma de realizar pagamentos no Brasil. Diante disso, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) saiu na frente em mais um diferencial que o sistema de pagamentos oferece e lançou, recentemente, a solução de tecnologia de arrecadação de impostos via Pix, para as prefeituras de todo o Estado do Espírito Santo.

O município de Aracruz é o primeiro do Estado a oferecer a comodidade aos contribuintes. Para oficializar o feito, foi realizada uma cerimônia de assinatura da parceria, na manhã desta sexta-feira (03), na Prefeitura de Aracruz. O evento contou com representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município e também de representantes da diretoria e de equipes do Banestes.

A solução disponibilizada pelo Banestes, chamada de Pix na Arrecadação, agrega valor às prefeituras, pois possibilita ao contribuinte a facilidade de realizar o pagamento de impostos, como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e demais tributos municipais, a qualquer hora, durante os sete dias da semana, de forma on-line e sem nenhum custo adicional. Além disso, a prefeitura terá acesso às informações de pagamento também de forma instantânea, com o crédito realizado em tempo real na conta corrente

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, destacou a satisfação de realizar essa entrega inovadora e relevante para os aracruzenses, em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Finanças (Semfi). “Somos, atualmente, o único banco que oferece o serviço de arrecadação via Pix, de forma on-line, com o diferencial da disponibilização do crédito em tempo real para a prefeitura. Para nós, é um grande prestígio oficializarmos essa parceria com o município de Aracruz, que se destaca como o primeiro do Estado a disponibilizar essa praticidade tecnológica para a população. Reforço que o município pode contar sempre com o Banestes, para o desenvolvimento de soluções inovadoras e que atendam às necessidades da população”, ressaltou.

O presidente do banco estadual anunciou ainda outra novidade prevista para 2022. “Iremos trabalhar agora para disponibilizar, no próximo ano, o serviço de pagamento de IPTU diretamente do Aplicativo Banestes. Nossos clientes não precisarão mais se preocupar em ter acesso ao boleto para pagamento, pois tudo estará disponível no nosso App, a partir do cadastro de seus dados, assim como já fazemos no caso das consultas e pagamentos de licenciamento, IPVA, DPVAT e multas de veículos do Espírito Santo. Estamos sempre atentos às necessidades dos capixabas e investindo em soluções que facilitem o dia a dia da população”, informou Casagrande.

“Estamos no caminho de tornar Aracruz uma cidade inteligente, em que as inovações tecnológicas se integram cada vez mais ao dia a dia dos munícipes. O Pix na Arrecadação do Banestes é uma forma de agilizar a comunicação entre o fisco e o contribuinte. A baixa do crédito em nosso sistema se dá de forma rápida. Então, se o contribuinte precisar retirar sua certidão negativa de débito, ela sairá em poucos minutos. Para nossa administração, esse tipo de pagamento é uma evolução e para Aracruz representa modernização, pois estamos acompanhando os avanços que a tecnologia nos proporciona. Parabenizo o secretário de Finanças, Geraldo Magela, e sua equipe pelo trabalho desenvolvido para a adesão da solução ofertada pelo Banestes. E aproveito para agradecer mais uma vez também ao Banestes pelo comprometimento com o desenvolvimento dos municípios capixabas”, enfatizou o prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho.

O diretor de Meios de Pagamento do Banestes, Marcos Vinícius Nunes Montes, comentou também sobre as transformações do mercado financeiro e inovações planejadas pelo Banestes. “Temos muitas inovações acontecendo no mercado bancário. E o Banestes se destaca como o único banco no Estado a oferecer esse sistema de arrecadações em tempo real às prefeituras, por meio do Pix. Aproveito para parabenizar toda a equipe envolvida nessa realização, que representa um primeiro passo de vários outros tão importantes quanto que estão por vir”, disse.

Por meio do Pix na Arrecadação, os aracruzenses poderão realizar o pagamento dos impostos e demais tributos municipais de forma prática, a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana ou em feriados, por meio da leitura do QR Code Pix, uma imagem que será gerada pela própria prefeitura e estará impressa na guia de arrecadação, assim como atualmente acontece com os códigos de barras. São recebidos pagamentos de correntistas de todas as instituições financeiras cadastradas ao Pix. Ou seja, não é obrigatório que o contribuinte seja correntista do Banestes.

O secretário de Finanças de Aracruz, Geraldo Magela, acredita que o uso da ferramenta vai facilitar a vida do contribuinte, além de diminuir a burocracia que é o pagamento de contas no dia a dia. “Com o Pix, o cidadão pode fazer o pagamento do tributo de forma fácil e rápida e o débito é quitado na mesma hora, oferecendo ao contribuinte a agilidade para resolver a pendência no momento que está precisando. A prefeitura de Aracruz vem acompanhando o avanço dessas tecnologias para favorecer ainda mais a vida dos aracruzenses e assim oferecer mais praticidade. Nosso município tem sido referência para outras prefeituras com a utilização dessa ferramenta”, pontuou Magela.

Fonte Banestes e foto Humberto De Marchi / Secom Aracruz.