Brasil e México se enfrentam pela semifinal dos Jogos Olímpicos

02-08-2021 – Afolhaonline.com

Vale vaga na decisão! Nesta terça-feira (3), a Seleção Brasileira entra em campo para a enfrentar o México pela semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A bola rola às 5h (horário de Brasília) no Estádio de Kashima, com transmissão ao vivo da Rede Globo, do Sportv e da BandSports.

Brasil x México – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Data: 3 de agosto (terça-feira)

Horário: 5h (de Brasília)

Local: Estádio de Kashima, Japão

Vale medalha!

Além da vaga na final, a partida contra o México também vale mais um feito na história das Olimpíadas para a Seleção Brasileira. Em caso de vitória contra os mexicanos, o Brasil garante ao menos a prata em Tóquio 2020. Esta seria a sétima medalha da história da Seleção no torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos. Além de ampliar a vantagem do Brasil na quantidade de pódios, a final ainda traria outras marcas importantes para o Brasil.

Com uma medalha em Tóquio, a Seleção conseguiria estar no pódio em quatro edições consecutivas de Jogos Olímpicos, feito realizado apenas pela Iugoslávia, entre 1948 e 1960. Com uma vaga na final, o Brasil ainda teria a chance de brigar pelo bicampeonato dos Jogos Olímpicos. Até hoje, só Grã Bretanha, Uruguai, Hungria e Argentina conseguiram duas medalhas de ouro seguidas.

Duelo equilibrado

Mas o caminho rumo à final não promete ser fácil. Brasil e México costumam fazer jogos equilibrados. Este será o 14º confronto entre as equipes olímpicas (sub-23*) de Brasil e México. Até o momento, são cinco vitórias brasileiras, quatro empates e quatro vitórias mexicanas. Ao todo, são 14 gols marcados pelo Brasil e 11 tentos do México.

Apesar do Brasil ter o retrospecto favorável, é o México quem venceu a única partida na própria Olimpíada. Foi em Londres 2012, na final do torneio, que os mexicanos derrotaram a Seleção por 2 a 1. Quatro anos depois, a Seleção Brasileira conquistou a primeira medalha de ouro de sua história. Agora, no duelo entre os dois últimos campeões olímpicos, o Brasil tenta devolver na mesma moeda e eliminar os rivais da competição em Tóquio.

Jogos: 13

Vitórias do Brasil: 5

Empates: 4

Vitórias do México: 4

Gols do Brasil: 14

Gols do México: 11

Maior vitória: Brasil 6 x 2 México – Jogos Pan-Americanos de Chicago (1959)

Maior derrota: Brasil 0 x 2 México – Copa Ouro da Concacaf (1996).

Fonte CBF