Projeto “Pintar para dignificar” em Barbados

Uma parceria entre o Ministério Público do Espírito Santo, por meio da 11ª Promotoria de Justiça Cível de Colatina, a Prefeitura de Colatina, famílias incluídas na área do Programa de Regularização Fundiária do município, Gleba do bairro Barbados, Associação Empresarial de Colatina (Assedic) e diversos voluntários estão viabilizando a concretização do Projeto “Pintar para Dignificar”, lançado na última quarta-feira em Colatina.


O objetivo do projeto é pintar as residências do projeto de regularização fundiária, atendendo famílias que não possuem condições para executar o serviço, de modo a permitir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente natural e urbano. Visa devolver a dignidade às famílias colatinenses, e conta com a participação de voluntários em regime de mutirão.


Sempre inovando em sua administração, o prefeito Sérgio Meneguelli oficializou a parceria em cerimônia descontraída, debaixo de um pé de árvore, com muita simplicidade. Presentes, a promotora da 11ª Promotoria Bruna Legora de Paula Fernandes; o dirigente do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPES (Caoa), o promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira; a secretária Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Maria Jorgina da Silva; o secretário Municipal de Obras, Edson Dalvim Bragato; Secretário Municipal de Comunicação e respondendo pelo Desenvolvimento Econômico José Paulo da Costa, representante da Assedic, Franco Beretta, demais autoridades e comunidade.


Desde o dia 5 de outubro, em sábados e domingos, 24 famílias do local estão sendo beneficiadas com a realização de obras por voluntários, em regime de mutirão, como reboco, instalação de rede hidráulica, recuperação de telhado e pintura, com material cedido por empresários, não gerando custos para as famílias e nem para o município.


Além disso, segundo a secretária Maria Jorgina, as famílias também serão beneficiadas com a entrega das escrituras de seus imóveis até o fim do ano. Ela disse que o prefeito faz questão que essas famílias sejam beneficiadas, visando melhorar a sua qualidade de vida.


A iniciativa do projeto é da promotora Bruna Fernandes, e todo o trabalho conta com a coordenação técnica da Semharf, em parcerias com a Secretaria Municipal de Obras (Semob) e também do Sanear. O prefeito abraçou a ideia e disse que se coloca à disposição de ações dessa natureza que contribuem para o desenvolvimento de Colatina. O próximo bairro a ser beneficiado será a Gleba do mutirão do bairro Fioravante Marino. Porém antes haverá mais duas etapas de mutirão no bairro Barbado para conclusão dos serviços. O próximo será no dia 09 de novembro.